Cartoon

Uma banda de rock rica em referências que utiliza diversas linguagens para expressar um som livre e imprevisível, sem limite para criar. Esse é o Cartoon.

Formado por Khadhu, Bhydhu, Khykho e Raphael, o Cartoon já lançou três discos: “Estribo” (2008), a ópera rock “Bigorna” (2002) e “Martelo” (1999). Sua discografia forma a trilogia de uma simbólica jornada pela audição humana em busca da qualidade máxima do som. Suas composições utilizam temas eruditos e populares, arranjos extremamente cuidadosos, e instrumentos exóticos. As letras trazem à tona idéias curiosas e bem humoradas, ao mesmo tempo em que tratam de sentimentos e questões complexas, como a espiritualidade.

O som único do Cartoon é resultado da harmônica combinação do Rock Clássico com influências que passam pela música brasileira, oriental, clássica, o blues, country, folk, rock progressivo, e pela sonoridade das bandas dos anos 60 e 70. Vale ouvir para entender.

Confira o photobook da banda:

 

Khadhu

Khadhu

Integrante desde a primeira formação do Cartoon, de 1995, Khadhu é o baixista, o principal vocalista e compositor da banda. Formado em violão pela Escola de Música da UEMG, Belo Horizonte, possui ampla extensão vocal e ainda é o responsável pelos arranjos de harmônica, violão e dos instrumentos indianos esraj e sitar nas músicas da banda.

Khykho

Khykho

O virtuoso guitarrista do Cartoon é um verdadeiro discípulo dos grandes mestres do rock e um estudioso da música erudita. Graduado em Regência e estudante de violoncelo na Escola de Música da UFMG, em Belo Horizonte, Khykho também é compositor e vocalista, além de tocar violoncelo e contrabaixo elétrico. O músico ainda é arranjador e maestro de corais e orquestras.

Bhydhu

Bhydhu

O baterista do Cartoon representa a imprevisibilidade da banda. Seu estilo musical livre levou o músico a criar arranjos marcantes que consolidaram a identidade do Cartoon com “pegada” forte, ousada e precisa. Além da bateria, Bhydhu também é vocalista e percussionista, utilizando instrumentos como a tabla, da música indiana.

Raphael

Raphael

Raphael assumiu os teclados do Cartoon em 2008, e mesmo sem ainda gravar um disco, a sua contribuição para a banda é fundamental. Ao vivo é possível apreciar toda a técnica e sensibilidade que levam o músico a executar solos perfeitos e hipnóticos. O tecladista, que ainda é vocalista e guitarrista, também já colabora com as novas composições do Cartoon.